Serviço Social
O Colégio Imaculado Coração de Maria, mantido pela Associação Instrutora Missionária – AIM, possui o Certificado de Entidade Beneficentes de Assistência Social na área de Educação – CEBAS, concedido pelo Ministério da Educação às entidades privadas sem fins lucrativos que atuam na área da educação básica, regular e presencial, além da educação superior.
O Serviço Social do colégio surge com a finalidade de executar o Programa de Apoio à Educação Básica, por meio de concessão de bolsas de estudo. O público-alvo são estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, que estão na faixa etária adequada para ter acesso à instituição.
Trata-se de uma ação que, de maneira efetiva, contribui para o processo de inclusão social no país, por meio da garantia de oferta de bolsas de estudo, tanto integrais quanto parciais, constituindo-se em uma política que visa ampliar o acesso à educação básica de qualidade.
O Serviço Social atua na execução do processo de seleção de alunos beneficiários, estabelecendo critérios e metodologia precisas para a implementação do programa. Para participar do processo seletivo de bolsa de estudo, é obrigatório realizar a inscrição, preencher integralmente o formulário socioeconômico disponibilizado pela instituição de ensino e apresentar todos os documentos comprobatórios solicitados. A concessão da bolsa de estudo é restrita ao período de 1 (um) ano letivo, com vigência desde a matrícula até a última mensalidade do ano letivo.
Nesse contexto, o assistente social realiza avaliação socioeconômica para a concessão de bolsas de estudo e operacionaliza programas de assistência educacional ao aluno bolsista, em conformidade com os dispositivos legais.
Vale ressaltar que, segundo art. 4º, inciso XI, da Lei nº 8.662/93, compete ao Assistente Social realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.
O atendimento e acompanhamento às famílias dos alunos bolsistas serão realizados pelo profissional de serviço social, mediante visitas domiciliares e entrevistas, com o objetivo de elaborar o parecer social.
ASSISTENTE SOCIAL:
Jucinéia Tavares da Silva – CRESS Nº 0032 – 4ª Região
- Horário de Atendimento: 7h às 12h – segunda a sexta.