Histórico
O COMEÇO DA CAMINHADA
Colégio Imaculado Coração de Maria constitui desde 2 de fevereiro de 1955, uma Escola de Serviço do Senhor, firmando seus ideais de igreja, sociedade, pessoa e educação fundamentados na justiça, solidariedade, democracia e no serviço à vida e a esperança.
Em meados do século XX – década de 50 – era urgente o pedido de uma escola que atendesse as expectativas das famílias de Bairro Novo, no que se referia à qualidade educacional , na perspectiva da formação integral de suas crianças.
Já havia no Sítio Histórico de Olinda, a Academia Santa Gertrudes, mantida pelas Irmãs Beneditinas Missionárias; porém, diante da necessidade, as Irmãs assumiram o desafio de fundar uma nova escola, desta vez na planície.
A Irmã Edmunda Montenegro abraçou, a missão educativa da nova Casa Beneditina, o então Instituto Imaculado Coração de Maria, depois passando a ser Ginásio Imaculado Coração de Maria, que, anos mais tarde, passaria a Colégio Imaculado Coração de Maria, funcionando até hoje.
Uma Escola de Serviço do Senhor! A força deste princípio brota dos ideais beneditinos de serviço, escuta, acolhimento, respeito às diferenças, diálogo, partilha e aprofundamento da fé. Por ocasião da fundação do Colégio, o contexto histórico-social na América Latina apresentava uma realidade de opressões e injustiças e, ao mesmo tempo, um desejo latente da Igreja Católica de construir a libertação do homem latino-americano. E, anos mais tarde, a Teologia da Libertação foi a matriz inspiradora do processo pedagógico evangélico-libertador que as escolas católicas adotaram.
Dessa forma, o imaculado já nasceu em sintonia com as urgências libertárias do povo oprimido, incorporando a “opção pelos pobres”, que a Igreja sinalizava para seus membros. A missão parecia árdua e exigia compromisso e coragem! Afinal, era apenas o começo da caminhada…