ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

O Ensino Fundamental – Anos Iniciais compreende do 1º ao 5º ano. No imaculado, são desenvolvidas atividades lúdicas, articuladas com as experiências da Educação Infantil. A ação pedagógica atua, estimulando o desenvolvimento das competências individuais e do pensamento crítico-argumentativo para a resolução de diversas situações-problemas, propostas na sala de aula. O aluno também é chamado a participar, ativamente, na/da construção de habilidades cognitivas e socioemocionais, através do exercício do protagonismo.

O Imaculado proporciona o avanço integral do discente, com base nas cinco áreas do conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso, em concordância com a BNCC. O aluno também se apropria do sistema da escrita alfabética envolvida em práticas de letramento, conforme aponta o Parecer CNE/CEB nº 11/2010. Dessa forma, alicerçadas em bases legais, as habilidades vão se ampliando a fim de garantir uma transição de sucesso para as etapas seguintes sempre contemplando as competências e habilidades que são consonantes com as áreas de conhecimento e ano

No imaculado, o corpo docente e a equipe técnica pedagógica permanecem em constante processo de formação, a fim de poderem se atualizar, refletir novas maneiras de ação educacional e adaptar o seu planejamento e metodologias às situações pedagógicas modernas, sem, no entanto, descartar o valor dos processos educacionais tradicionais.

BILÍNGUE NOS ANOS INICIAIS

O Imaculado dispõe de aulas bilíngues, nos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos, partilhadas com todos os componentes curriculares. Estratégias pedagógicas como joguinhos, vídeos-aulas e muito diálogo. O aluno/ a família tem a possibilidade acessar materiais didáticos superinteressantes, recheados de brincadeiras de natureza educativa e sempre contemplando o objetivo da aula. Dessa forma, a criança, mesmo se dar-se conta, passeia no mundo de uma outra língua baseada em uma pedagogia lúdica, leve e atraente.

O Colégio Imaculado promove, inclusive, atividades pedagógicas opcionais, caso seja de interesse da família, que objetivam facilitar o aprofundamento nos estudos e o acesso a novos conhecimentos e experiências didáticas.

Fazem parte das atividades extracurriculares O TEMPO ALTERNATIVO E AS ESCOLINHAS ESPORTIVAS.

TEMPO ALTERNATIVO – Extracurricular

O Tempo Alternativo, de caráter facultativo, é uma das propostas de aprendizagem extracurricular que contempla atividades de apoio pedagógico, através de práticas didáticas, recreativas, esportivas e culturais.

O objetivo do Tempo Alternativo é manter o estudante dentro de um cenário de aprendizagem constante. É um acréscimo às atividades desenvolvidas no tempo padrão escolar, portanto aprofunda ainda mais os conhecimentos, treina as habilidades adquiridas e prioriza as múltiplas inteligências, quando reconhece, na prática didática extra, possibilidades para o lúdico, o dinâmico e o plural com maior disponibilidade de tempo.

Atividades do Tempo Alternativo reúnem de contação de histórias, brincadeiras diversificadas, trabalho com o corpo e movimento, além de ballet. Nos Anos Iniciais o Tempo Alternativo acontece no turno da tarde, em 1, 2, 3 ou 5 dias, conforme a opção da família.

ESCOLINHAS ESPORTIVAS – Extracurricular

As práticas corporais são vivenciadas de forma reflexiva e contextualizada. O objetivo é propiciar aos alunos a apropriação crítica da cultura corporal de movimento, visando à formação de cidadãos autônomos, solidários e competentes motoramente, a fim de poderem usufruir e compartilhar as diversas formas da motricidade humana.

O resultado dessa prática é o suporte na construção de valores, melhora da qualidade de vida, desenvolvimento das habilidades físicas e sociais e a cooperação, além de atuar como um agente de inclusão e de transformação no meio em que se vive.