Eixo Pedagógico

LINHA PEDAGÓGICA

A linha pedagógica é a vertente pragmática (parâmetros da ação didática de uma escola) que garante os direitos e objetivos da aprendizagem e analisa, qualitativamente, os objetos do aprendizado.

No Colégio Imaculado Coração de Maria, a linha pedagógica tem as perspectivas socioculturais e sociointeracionistas (plataformas freiriana e vygotskyana, respectivamente) permeadas por traços behavioristas e clássicos, conduzidas por valores evangélicos-libertadores e beneditinos da Educação Católica de qualidade.

Assim, considerando esta dimensão educacional, entendemos o Colégio Imaculado Coração de Maria como o lugar-comum de compreensões plurais do “Mundo” e que, aqui, “Conhecer” é aprender a conviver em seus infinitos aspectos.

CONSIDERAMOS COMO AÇÕES SOCIOINTERACIONISTAS

-Projetos pedagógicos de pesquisa científica e socioculturais;

-Interação entre família, alunos, professores e equipe técnica-pedagógica com diálogo, afetividade e escuta beneditina;

-Realização de atividades inter, multi e transdisciplinares, aplicando contextos e temáticas;

-Consideração do aluno como ser pensante que parte do seu conhecimento prévio, constrói e amplia sua percepção de mundo;

-Consideração do aluno como ser inquieto, à procura de respostas às indagações, atento às informações e às tecnologias, por meio das interações em laboratórios;

-Consideração do ERRO do aluno como estratégia de aprendizado, ou seja, ponto de partida para novas práticas pedagógicas, a partir da compreensão do porquê estar errado.

 

No que tange o Imaculado Coração de Maria ser um colégio pautado no ensino clássico, de qualidade comprovada, primamos pela organização mantida por meio de exigências fundamentais, tais como assiduidade, pontualidade, disciplina e postura ética, além da valorização e respeito ao professor como ser imprescindível no processo de ensino-aprendizagem;

Nossa prática pedagógica se estabelece de formas diferentes, desde exposições verbais a uso de livros didáticos/ paradidáticos explorados com as práticas dos exercícios a fim de aprender e fixar a aprendizagem, além da explanação dos conteúdos exigidos;

No que diz respeito ao uso de instrumentos avaliativos, o colégio emprega estratégias como provas, testes e simulados, atividades realizadas em sala ou no domicílio do discente, conforme permite o assunto estudado ou a forma de trabalho desenvolvida pelo (a) professor (a).

 

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA -SOP

A coordenação pedagógica é a articuladora do projeto político-pedagógico da Instituição. É ela quem faz a mediação entre o currículo e os professores e cuida da relação saudável entre docentes e alunos.

Trata-se de uma assessoria permanente, continuada, relacionada ao trabalho do professor, ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos, além do acolhimento e intermediação entre alunos e familiares. Um trabalho que promove a integração dos indivíduos que fazem parte do processo pedagógico, estabelecendo saudavelmente as relações interpessoais entre os envolvidos.

 

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – SOE

O Serviço de Orientação Educacional objetiva acompanhar a adaptação do aluno ao âmbito escolar, auxiliando-o em seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e comportamental e dando suporte à sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos, à resolução de conflitos e à construção da relação interpessoal.

É um espaço de acolhimento, de escuta, de orientação e acompanhamento dos processos educacionais, favorecendo ao aluno formas de lidar com suas possibilidades e limites frente aos desafios.

Atua com o corpo docente no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na relação interpessoal e mediando conflitos que surjam com os outros membros da comunidade escolar.

Em parceria com a família, atua acompanhando a etapa de desenvolvimento do aluno com percalços e avanços, levando em consideração a singularidade de cada um.

 

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA (SOR)

O Serviço de Orientação Religiosa (SOR) é parte integrante do processo educativo, visando à formação cristã dos estudantes. Este é um serviço que se propõe a estimular a espiritualidade dos alunos, através de valores indispensáveis, como: diálogo, respeito, tolerância, perdão e à formação crítico-reflexiva do cidadão humanista e planetário.

O Serviço de Orientação Religiosa tem como fundamento a (o):

-Conhecimento vivencial dos dados fundamentais da fé;
-Compreensão, iluminada pela fé, dos problemas concretos da vida e do mundo;
-A experiência na vivência de comunidade religiosa.

O SOR é constituído por sua coordenação e pela equipe de professores, com formação específica, sendo de sua responsabilidade:

1º – Orientar, por meio de aulas ou encontros de reflexão e de aprofundamento, um direcionamento religioso vital;
2º – Preparar os estudantes, devidamente matriculados no Colégio, interessados para os Sacramentos – Batismo, Eucaristia e Confirmação;
3º – Oportunizar a vivência religiosa à comunidade escolar, com referência aos familiares e à comunidade em geral;
4º – Promover reuniões de caráter religioso-educativo;
5º – Orientar os estudantes que necessitam de uma atenção especial nas questões da fé cristã.

O SOR desenvolve, além do Ensino Religioso das salas de aula, a Catequese de Primeira Eucaristia e da Crisma.

 

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO DISCIPLINAR E RELACIONAMENTO

O trabalho escolar não pode se efetivar sem esforço, dedicação e, principalmente, disciplina. A disciplina, todavia, não deve ser entendida como se tivesse uma finalidade educativa. Nesse sentido, não é capaz de ser baseada em um conjunto de regras, de condutas e de normas disciplinares rígidas. Ao contrário, a necessidade da disciplina aparece, não por mero autoritarismo ou arbitrariedade dos responsáveis pelo trabalho escolar, mas como condição indispensável para conduzir uma prática pedagógica.

Diante do novo momento em que vivemos de tantas transformações, o SOD também ressignificou, sendo agora, não só um Serviço de Orientação Disciplinar, mas também de relacionamento. Pais e responsáveis que sentirem algum desconforto relacionado a outros segmentos da instituição, podem se reportar ao setor de orientação disciplinar, que funcionará como suporte, local de escuta e de direcionamento.

A intenção é que, baseado em nossa missão, visão e valores, possamos criar relações conscientes e responsáveis, visando a atender as necessidades educacionais dos responsáveis e dos alunos.

 

DIFERENCIAIS DO COLÉGIO IMACULADO

-Investimento na formação dos alunos fundamentado nos valores cristãos;

-Interação escola-família pautada na confiança e cooperação mútua;

-Compromisso com a aprendizagem de todos os alunos, por meio de sistematização e adequação curriculares, conforme a BNCC;

-Equipe de profissionais qualificados, suporte e apoio pedagógico comprometidos com a missão educativa do Colégio: “Vida e Formação”;

-Incentivo à prática de esportes, refletido nos resultados positivos em apresentações e campeonatos municipais, estaduais e nacionais;

-Seguro Educacional.